Novo jurista suplente toma posse no TRE-RJ
O presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira (à direita)
e o novo membro substituto, Gustavo Alves Pinto Teixeira
O advogado Gustavo Alves Pinto Teixeira tomou posse como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), na classe de jurista, em sessão solene nesta segunda-feira (14). Ele cumprirá um mandato de dois anos. “Esse Tribunal cuida de um direito que costumo dizer que é o mais fundamental de todos, o do sufrágio livre e consciente, e tenho certeza que o novo membro irá contribuir com essa missão”, saudou o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira.
“Espero ser capaz de lidar com todos os desafios. Prometo atuar com seriedade e equilíbrio”, discursou o empossado. Emocionado, ele lembrou do falecido pai, desembargador Silvio Teixeira Moreira, que atuou na Corte Eleitoral fluminense na década de 1990. O novo empossado foi também saudado pela procuradora regional eleitoral Silvana Batini e pelo presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira.
Escolhido pelo presidente da República a partir de uma lista com três advogados indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Gustavo Teixeira ocupa a vaga decorrente do término do mandato de Herbert Cohn. Formado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, ele atualmente é membro da Comissão Especial de Garantia do Direito de Defesa da Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal, e auditor suplente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Fonte: COPEJE